domingo, 23 de novembro de 2008

Estadual Feminino do Rio de Janeiro

Posted on 14:32 by Mourão, Elcio Conte Lofredo

O Estadual Feminino foi realizado no dia 22 de novembro, no Colégio Gonçalves Dias – Nova Iguaçu, com arbitragem de Manoel Migueis. A jogadora Eliana Aparecida de Souza (PSXC) foi a campeã, a vice-campeã Joyce Pereira Costa (IBC), 3º lugar Fernanda Servian (CXV), 4º lugar Janete Aparecida e em 5º lugar Beatriz Martins (IBC). Total de 05 participantes, num torneio Shuring. Informações do AN Eduardo Arruda.

24 Response to "Estadual Feminino do Rio de Janeiro"

.
gravatar
ViniciusRego Says....

E muito triste termos apenas 5 jogadoras no campeonato Estadual Feminino.

.
gravatar
Anônimo Says....

eu conheci a eliana num open aqui no rio de janeiro aproximadamente uns 20 anos atras e posso afirmar que ela conhece bastante de xadrez disputando inclusive olimpiadas, parabens ao seu belo retorno

.
gravatar
Clube de Xadrez Guaíra Says....

Pois é, eu, no Estado de São Paulo, tenho enxergado que o xadrez feminino cresceu muito nos últimos tempos, mas ainda não o bastante, imaginem, no Rio de Janeiro, um antro de mestres, 5 jogadoras, se bem que o nível foi alto, mas a massa feminina não compareceu.

Percebe-se que em diversos estados do País tem tido essa impermanência das mulheres no xadrez, devido aos estudos, aos afazeres, e tudo mais, imaginem que no Mato Grosso, o Campeão Absoluto de 2007, é uma mulher!, e quando se falam em campeonato feminino lá, tem menos de 5 jogadoras.

Realmente, o trabalho com o xadrez feminino já tem trazido para os brasileiros bons frutos, mas as sementes não estão sendo regadas!

Abraços Élcio,

Parabéns por mais uma cobertura.

Rafael Pimentel
www.cxguaira.blogspot.com

.
gravatar
MI-AF Eduardo Arruda Says....

Para o Estadual Feminino o Waldemar Costa - Diretor do JTC encaminhou a FEXERJ no dia da AG uma proposta para a realização do Estadual Feminino e não foi aceita estranhamente, já que o Diretor do IBC declarou que não mandou proposta.
Garanto que se fosse no JTC teria mais jogadoras, pois o Wadinho iria se empenhar para ter umas 20 pelo menos.
Agora o torneio em nova Iguaçu embora com poucas participantes foi muito bom, e talvez a demora da divulgação do folder tenha influenciado no pequeno numero de participantes.
Tinha meninas jogando o escolar, creio que se não fosse obrigatório estar filiada para jogar o feminino o numero seria maior de jogadoras( tenho visto mais de 50 em atividade em escolares e torneios internos), e pretendo apresentar essa proposta na próxima AG, e se liberarem a inscrição para não federadas garanto mais de 20 no feminino e ainda a presença de no mínimo 3 jogadoras fortes que o Einhorn não possa falar que da simultânea e ganhe( embora acho que a atual campeã é jogo duro com ele).
O JTC vai tentar em 2009 realizar a prova, pelo menos vai mandar outra proposta.

MF Eduardo Arruda

(obs: texto censurado pelo dono do Blog xadrez Fluminense)

.
gravatar
Anônimo Says....

se precisar de um massagista no torneio de 2009 pode contar com minha contribuição

.
gravatar
Rafael Rafic Says....

Acho que o fato do estadual feminino ser em Nova Iguaçu influenciou nesse número. Nada contra a cidade ou aos organizadores do torneio, mas para piorar, dessa vez nem foi no tradicional SESC, de fácil localização, mas no Gonçalvez Dias, um local desconhecido para muitos. Diferentemente, o SESC é uma grande estrutura que fica a olhos vistos de qualquer um que passe na movimentadissíma Rodovia Pres. Dutra.
Somando-se a esse problema temos a proximidade com o Interclubes e a demora excessiva na liberação do folder.
Juntando isso tudo, temos um Estadual com 5 jogadoras. Não é falta de jogadora, tanto é que rapidamente me vem a cabeça 5 jogadoras de bom nível que não compareceram ao evento: Grazi, Vanessa, Isa, Flávia e Karina.
Talvez fosse a hora de se tentar, pelo menos em um ano, um torneio na Capital para ver se é problema de localização ou não, após tantos anos consecutivos em Nova Iguaçu.

.
gravatar
Grasi! Says....

Primeiro de tudo parabéns a campeã e também a todas outras jogadoras.
As duas vezes que joguei o Estadual, sempre deparo com poucas jogadoras. E horrivel sair daqui de Petropolis para jogar um torneio em NI, alem de não ter dinheiro não iria sozinha para um lugar desconhecido, penso que a Vanessa também não iria. Suponha que ano que vem possa ser realizada em um lugar de facil acesso. Que pelo menos seja na capital. Pois gostaria mesmo de participar.

Um abraço a todos.
e novamente parabéns a campeã.

.
gravatar
Anônimo Says....

QUER DIZER QUE O EINHORN VIOLOU A REGRA DO PRÓPRIO BLOG E CENSUROU MENSAGEM ASSINADA?
TSC,TSC,TSC, TÁ DESMORALIZADO MESMO.
MAS PORQUE FOI CENSURADO, MF ARRUDA?

.
gravatar
Anônimo Says....

A Ana Beatriz é namorada do Aronian?
Qual msn dela???

.
gravatar
MI-AF Eduardo Arruda Says....

Sr anônimo.
foi o texto que postei acima.
Ele falou ser off tópico, embora ele e o Vinicius tenham tocado no Estadual feminino.

.
gravatar
Marcelo Says....

Em primeiro lugar, o dono do blog nao viola sua propria regra. Apenas,como o MF Arruda ele tem mais coisas do q fazer durante o dia, do q ficar full time no Blog. Os comentarios estao la. Off Topic ate sao, pq a materia nao era sobre o feminino, que merece um comentario futuro talvez. Neste, para quem nao conhece, a Grasi, Campeã Estadual Feminina em 2006, Sub 20 ABSOLUTA (a primeira da história) e Brasileira Feminina em 2007 e que opinou acima, podera testemunhar bem o que penso. Como disse o Rafic no meu blog, não é simples, embora eu possa responder que nao é como ele pensa. Ao xara de Guaíra, que alias já tem link no meu blog, reflita apenas que no seu Estado de SP, existe algo chamado Jogos regionais, Jogos abertos....Aqui nao é um anttro de Mestres hoje, mas poucos aquio se lembram de que já tivemos grandes jogadoras, hoje sexa, septu, octagenarias...

.
gravatar
MI-AF Eduardo Arruda Says....

Marcelo,
1) você esta de ferias.
2) Você falou que não iria publicar por ser off tópico.
3) Obrigado por publicar.
MF Eduardo Arruda

.
gravatar
Anônimo Says....

Eu queria ser aquele ursinho da Ana Beatriz....
que coxas

.
gravatar
Anônimo Says....

O Marcelo agora publica! além de desmoralizado, não tem personalidade, é só tomar uma pressão

.
gravatar
MI-AF Eduardo Arruda Says....

O Migues me esclareceu alguns fatos sobre os femininos no orkut.

" Ultimas CAMPEÃS ESTADUAIS.

2008 > ELIANA APARECIDA DE SOUZA PSXC
2007 > VANESSA FAUSTINO LUIZ CXP
2006 > GRASIELLE CRISTINA DA SILVA MENEZES CXP
2005 > ANA CAROLINA FERREIRA SANTOS SILVA IBC
2004 > LIDIANE DA SILVA SOMER LOPES CXGR
2003 > LIDIANE DA SILVA SOMER LOPES CXGR
2002 > FABIANA DE SOUZA CXGR

No ano de 2000, o ultimo realizado no Rio de Janeiro, no SESC Copacabana, houve $ participantes e foi feito > uma classe A > Virginia Lagrange, e três meninas, uma neta da Eunice Aquino, o maior rating dessas três, 1240. Isso, deve ter sido o motivo da ausência no ano seguinte
Em 2001, a FEXERJ tentou organizar um Campeonato Estadual Feminino mas só houve UMA inscrita e que compareceu > ANA CLAUDIA ZEFERINO DA SILVA, do IBC.
Foi quando apresentei a minha proposta de realizar em NI, onde tenho cerca de 16 meninas federadas. Na época, tinha 19.
Nesse ano, por ocasião da AG da FEXERJ, apresentei uma proposta para valorização das meninas, tendo sido aprovada pela maioria, apenas 13 votaram ..."

Ta na hora realmente de mudar algo, e acho a minha proposta de deixar jogar não federadas uma boa solução, e talvez fazer no JTC seja uma boa.

MF Eduardo Arruda

.
gravatar
Migueis Says....

concordo com o Arruda quando diz "vamos deixar jogar as não-federadas" Em 2002, quando realizei o primeiro fora do RJ, com 12 participantes, dessas 6 não eram federadas. Com o crescimneto do torneio, a FEXERJ, decidiu em se impor a condição de "todas federadas". Por outro lado, devemos combatecer politicas machistas, que não apoiam o xadrez das meninas. Encerrou-se há pouco a Olimpiada de Dresden, onde nossas meninas conseguiram melhor colocação que os rapazes. Vale lembar que Polgar jogou na equipe masculina [?]. Mas, a discussão é sempre saudavel e quem sabe possamos [já há a promessa] realizar um Estadual Feminino com 20 ou mais moças.

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog