quinta-feira, 12 de março de 2009

Questão de temperamento? por Leo Mano



Questão de temperamento?
Como eu já havia dito, peguei uma turma de 12 alunos com idades entre 12 e 14 anos. Haviam meninos e meninas e os temperamentos eram os mais variados.

Àquela altura do ano, todos já sabiam jogar e dar os mates elementares. Naquela fase ainda inscipiente de xadrez, seria muito otimismo encontrar um "estilo" de jogo para cada um. De fato, as partidas eram decididas pelos erros inevitáveis que aconteciam muito antes que qualquer plano ou estratégia pudesse ser esboçado.

Seguir a cartilha básica do desenvolvimento de abertura já era uma grande conquista e todos evoluiam mais ou menos no mesmo ritmo.

Nas reuniões com os professores, onde eles me passavam a evolução dos alunos em sala de aula, percebi que a impressão deles sobre o comportamento e o temperamento dos alunos nem sempre coincidia com a minha.

"O aluno Chiquinho era muito tímido! Agora ele não tem medo de perguntar quando tem dúvida. Melhorou muito!", disse o professor. Ora, pensava eu, ele nunca foi tímido! Desde a primeira aula de xadrez ele se mostrou muito interessado.

Se o comportamento de cada aluno pode variar dependendo do ambiente onde está, como determinar o verdadeiro temperamento de cada um?

Lembrei, então, de um problema de xadrez que, apesar de ser muito simples para jogadores experientes, seria um desafio para meus alunos. Mesmo assim, eu sabia que eles tinham condições de resolve-lo.

Eu queria matar uma curiosidade: Não me importava o tempo que levassem para encontrar a solução. O que eu queria saber, mesmo, era qual solução cada um encontraria...

Não se pergunte qual delas combina mais com você... Apenas descubra qual delas lhe ocorrerá primeiro!

Brancas jogam e dão mate em 2 lances

Leo Mano
www.oproblemista.com.br

http://problogmasdexadrez.blog.terra.com.br/

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog