terça-feira, 5 de maio de 2009

Superstição entre os grandes mestres, por Roberto Telles de Souza

Repasso a matéria na página do clube de xadrez.

Peter Leko: - Eu não tenho quaisquer segredos ou rituais. Talvez todos gostariam que eu fizesse alguma coisa. O meu principal ritual é verificar a análise das variantes das aberturas antes do jogo.

Boris Gelfand: - Eu não tenho rituais, mas antes do jogo eu escuto uma música para me preparar para a partida. Como regra geral, a música é bastante variada, dependendo do humor.

Levon Aronian: - Eu também tenho um rito musical. Como regra, prefiro jazz.

Peter Svidler: - Tenho rituais e tenho uma boa resposta para esta pergunta: eu não vou te contar. Quando eu era bem jovem, a música me ajudava a me preparar para um bom jogo. Recentemente, voltei a essa prática, mas isso não influencia o meu jogo. Às vezes, depende muito da forma que você passou o dia.

Vassily Ivanchuk: - Isso não pode ser chamado de superstição, você só precisa estar muito bem, e a música ou um passeio ao ar livre ajudam-no a atingir esse estado.

Etienne Bacrot: - Eu sou muito supersticioso. Um dos sinais é que eu não me barbeio, quando tudo está indo bem. É um dos detalhes. E isso funciona enquanto a luta continua.

Evgeny Alekseev: - Às vezes eu tento anotar as partidas com uma mesma “caneta da sorte” em torneios. Então, se você tem uma caneta e já teve sucesso com ela, você deve continuar a usá-la, não mude. Tudo vai bem aqui, por hora, desde que eu não altere a caneta.

Vladimir Akopian: - Jogadores de xadrez são propensos a superstições. Muitos deles se preocupam com as roupas. Se perdem, ficam longe dessas roupas. Se o jogo foi bem sucedido, vão jogar o torneio com a mesma roupa. Alguns se preocupam com a caneta. Se o torneio é bem sucedido com uma caneta com que se anota, então não se altera a caneta. Eu também me preocupo com roupas e canetas. Eu não fui bem sucedido neste torneio, no início, e, por isso, pus de lado o terno. Livrei-me dele. Agora mesmo estou jogando com outras roupas. E isso está funcionando até este momento.

Pavel Eljanov: - Muitas pessoas têm as suas superstições. Jogadores de xadrez, muitas vezes, se preocupam com uma “caneta da sorte”. Quanto a mim, não tenho quaisquer crenças ou superstições. Eu não penso em nada disso, mas apenas em disciplina e métodos de preparação.

Alexander Grischuk: - Eu não me barbeio no dia anterior ou posterior aos jogos. Eu sempre espero pelo dia da folga.

Gata Kamsky: - A questão da crendice ou da superstição no xadrez é tão complexa quanto em outros esportes. Por exemplo: eu não coloquei a minha gravata hoje. A caneta também é de grande importância. Uma outra crendice é que não se deve mudar de mesa e também deve se manter a rotina e repetir tudo minuciosamente.

(Tradução livre de Roberto Telles de Souza)

Matéria original: Top grandmasters speaking about superstitions (FIDE site, Sunday, 26 April 2009 20:34)

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog