terça-feira, 4 de novembro de 2008

Estadual Interclubes 2007: 1 ano de uma grande conquista (final)





Começamos o domingo confiante, sabendo que estávamos no páreo pelo título geral. A competição começou com um atraso mínimo. Porém, o tempo passava, o Rômulo não chegava e não conseguíamos falar com ele. Isso foi preocupante, pois sem Rômulo seríamos obrigados a lançar juntos a Tatiane e o Erick que estavam em torneios péssimos, além de talvez ter faltado uma conversa com 2 para trazê-los de volta a competição. Isso deixava em perigo o 6° lugar da Classe B e, conseqüentemente do título geral.

Para quem não sabe, por causa de uma regra extremamente polêmica da FEXERJ, na qual não entrarei no mérito da discussão aqui, um clube tem que ter pelo menos uma equipe entre os 6 primeiros de cada uma das 3 classes para poder pleitear o título geral.

Nossos confrontos nessa rodada eram: para a equipe A a chata ALEX 1, para a B o Tijuca Tênis Clube (TTC), para a C1 o mesmo Clube Municipal 1 que a C2 enfrentou na 1ª rodada e para a C2 a AABB-Rio.

De qualquer forma a rodada começou e decidimos não arriscar a vinda do Rômulo, colocando Tati e Erick para jogar, mas eis que começou a pintar a sorte de campeão. Essa rodada foi marcada em todo torneio por um número excessivo de WOs (talvez o pessoal tenha passado do ponto na balada de sábado) e nós, clube organizado e pontual, fomos imensamente ajudados por isso. O TTC simplesmente deu WO em 3 tabuleiros e ganhamos esse match por incríveis 3,5 x 0,5, algo que nem o otimista mais extremo poderia prever.

Nos outros matches, a A conseguiu uma vitória muito importante e difícil de 2,5 x 1,5, a C1 arrancou outro empate, apesar do erro prematuro do Israel que o deixou perdido para o Conceito logo nos lances iniciais e a C2 teve um match tranqüilo ganhando de 4 a 0, também com direito a 2 WOs.

Almoçamos sob tensão, sabendo que a próxima rodada seria decisiva, só não sabíamos que até a C2 teria papel decisivo como se verá adiante. Também ficamos sabendo que, infelizmente, dessa vez o Rômulo não conseguiu vir. De qualquer forma voltamos a agradecer mais uma vez o empenho ímpar dele nessa competição e desejamos sorte a ele na volta ao clube de sua terra.

Basicamente 3 clubes tinham chances. Além de nós, estavam na briga ALEX, e, para variar, o velho e sempre competitivo CMUN. A ALEX tinha um problema: sua equipe 1 da Classe A enfrentaria a hors-concour CXGR e perdendo, fatalmente sairia do grupo dos 6 primeiros colocados. Já o CMUN vinha devagar, lá atrás, quase que como carta fora do baralho, só que a tradição falou alto na 4ª rodada e eles estavam na briga. O maior problema era na Classe A onde eles desesperadamente precisavam da vitória contra a Hebraica para entrar no grupo dos seis. O Grande Roque com o título assegurado na A e uma equipe muito competitiva na B, teria o título na mão não fosse sua equipe C que estava em uma péssima 12ª colocação e não tinha chances de entrar nas 6 primeiras, o que tirou o clube do páreo. Também senti falta do Clube de Xadrez de Petrópolis, que sofreu com a lanterna na Classe B e com isso também saiu da briga.

Após enorme demora, algo próximo há 1 hora (com direito a brincadeira minha de dar corda na manivela da cabeça do Einhorn), saiu o emparceiramento da 5ª rodada. Diga-se de passagem que o atraso é perdoável, pois fazer o cálculo manual de 3 competições em uma 5ª rodada não é nada fácil.

Para nós, a A tinha mais um confronto pela taça eficiência contra o NXN, que também valia o 2° lugar da Classe A, ou campeão dos normais, como preferirem. A B suaria contra uma equipe redonda do Grande Roque, precisando desesperadamente de alguma coisa para assegurar o 6° lugar. A C1 enfrentaria a totalmente inexperiente CMUN3, ótima chance para fazer 4 a 0, mas um lugar no pódio só seria possível com um tropeço do CXP, justamente quem a C2 enfrentaria.

Para as outras equipes que disputavam com a gente, destaques para o ALEX1 que enfrentaria mesmo o CXGR no A, o CMUN1 que tinha que ganhar da Hebraica no A para entrar no G6 e o CMUN1 na B que disputava o título com a zebra CXV.

A rodada começou muito tensa, com a Tati já ficando claramente perdida contra o Wallace no tab 2 da B nos lances iniciais. O primeiro resultado importante da rodada foi à confirmação dos 4 x 0 da C1, que assim encerrava sua participação no torneio e ficaria na torcida pela C2 contra o CXP. Tempos depois a derrota da ALEX1 para o CXGR foi confirmada na Classe A, o que deixaria a disputa entre CMUN e nós, apenas.

O tempo foi passando e uma vitória expressiva do CMUN1 na Classe A estava se delineando, fazendo com que a disputa esquentasse de vez. NA Classe B, Erick e Tati já estavam perdidos, mas ainda jogando, e Pietro e Daniel em jogos incertos contra Luis Carlos e Rafael Le Masson respectivamente. Começamos a achar que sucumbiríamos. À medida que os confrontos medianos da Classe B foram sendo decididos, fiz os cálculos que com 0,015, ou seja, uma vitória e um empate, garantiriam o 6° lugar. Fui avisar ao Pietro, mas Élcio e Wagner acharam melhor não falar para evitar uma pressão maior nele. Enquanto isso, na Classe A, Igor brilhava no tabuleiro 4 com um jogaço contra o fortíssimo Okamura, na C2 o CXP estava ganhando por 2 x 1 com Isa e Vanessa se digladiando em um jogo nervoso, cheio de capivaradas para ambos os lados e, no confronto que valia o título do Classe B, o CXV arrancou um empate contra o CMUN1 que dava o título ao time de menor média da competição, deixando o CMUN1 no 3° lugar.

Pietro conseguiu arrancar uma vitória para manter viva a esperança, Isa após muitos erros de ambos os lados conseguiu uma vantagem decisiva de torre a mais e empatou o match, dando o 3° lugar de presente a C1 e 3 pontos a mais para Mendes no computo Geral. Igor terminou com brilho a vitória sobre Okamura e, com um empate do Sílvio, a equipe A ganhou por 2,5 x 1,5 garantindo o 2° lugar e ganhando outro confronto para a Eficiência. O CMUN1 também garantiu um 3 x 1 contra o Hebraica no Classe A. Daniel empatou um final de cavalos com 2 peões a mais e garantiu o tão sonhado e calculado 0,015. Tati e Erick ainda lutaram e terminaram suas partidas depois mas não conseguiram reverter à posição ruim no tabuleiro.

Ao final, só 2 Clubes terminaram com equipes entre as 6 primeiras em todas as categorias, o Clube de Xadrez de Mendes e o Clube Municipal, fazendo assim encalhar o troféu de 3ª melhor equipe. O CMUN terminou em 4° no Classe A, ganhando 8 pontos para o Geral, em 3° na B, 7 pontos no geral e em 5° na C, 2 pontos no geral. Com isso o CMUN teve 17 pontos no acumulado. Nós terminamos em 2° na A, 15 para o Geral, em 6° na B com apenas 0,005, a vantagem mínima, acima do 7° lugar, dando 1 ponto na Geral e em 3° na C, dando 7 pontos no Geral, o dá 23 pontos na Geral Ainda ressalte-se o 7° lugar da C2 que mesmo sem pontuar, além de não ser um das 6 primeiras só a melhor equipe de cada clube pontua, arrancou 2 empates fundamentais para o clube, contra o CMUN1 na 1ª rodada e contra o CXP na última.

Desse jeito, o Troféu Geral Interclubes foi para a pacata e aconchegante cidade serrana sul-fluminense de Mendes, através do Clube de Xadrez Mendes, onde é guardado com muito carinho e é esse fato que nós não cansamos de relembrar e comemorar, certos de que não pouparemos esforços para mais uma vez quebrarmos o status quo do xadrez fluminense e conseguir o bi daqui a 4 semanas na mesma AABB-Tijuca.

Obs: a Taça Eficiência em dezembro ficou para o NXN após um ótimo Campeonato do Interior. De qualquer forma, a jóia da Coroa está conosco.
Por Rafael Rafic

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog