domingo, 30 de outubro de 2011

Estatística dos Torneios FIDEs !!!

ESTATÍSTICA DOS TORNEIOS FIDE REGISTRADOS NO BRASIL. DADOS DE JULHO DE 2001 A SETEMBRO DE 2011.

Prezados,

Por desejar conhecer torneios FIDE por acontecer no Brasil consultei este endereço na internet e constatei que a FIDE mantém um histórico de todos os eventos registrados por cada país por anos.

No caso do Brasil esse período vai desde a publicação da 1ª. listagem de rating ELO de 2001 em jul/2001 até a última listagem de rating ELO publicada até a data, em setembro/2011. Para ver período a período, basta ir ao final da página acima indicada e clicar na janelinha que aparece, escolhendo qual período desejar examinar. Há muita informação, que nos permite avaliar em bastante profundidade os caminhos trilhados em nosso país pelas diversas federações e demais empreendedores locais, visto que o registro identifica o Estado de origem da cada torneio e detalha cada torneio também.

Com essa mina de informação nas mãos, resolvi tabular tudo disponível sobre o xadrez brasileiro em termos de torneios FIDE no período citado e as análises são bastante interessantes!  Há uma ligeira defasagem entre as datas de realização e de registro dos eventos na FIDE, mas que não afeta a análise feita.

Gratificante constatar o crescimento substancial de eventos FIDE em nosso país nesses onze anos mapeados!  De um total de 28 eventos FIDE registrados pelo Brasil em 2001, atingimos em setembro de 2011 (faltando ainda um trimestre!) a marca de 139 eventos FIDE registrados! Crescimento de 5 vezes o número inicial!!  Total de 811 torneios no Brasil registrados e computados para rating FIDE, sendo 280 apenas nesses quase dois anos desde jan/2010, que representam pouco mais que 1/3 do total dos 11 anos!!

Tenham como apoio na análise a planilha excell (com três abas) AQUI.  Independente do período focado, identifiquei como “Convergentes-RJ” os organizadores de eventos FIDE no RJ que se tornaram participantes do Movimento Convergência, a gestão atual FEXERJ-RJ  e como “Outros” os demais organizadores de eventos FIDE no RJ não ligados ao Movimento Convergência. A soma dos três é o RJ.  Estão marcados com fundo amarelo nas planilhas.

No período integral (jul/2001 a set/2011) os estados líderes na geração de eventos foram:

1º. SP – 299 eventos (36,9%)
2º. RJ – 130 eventos  (16,0%), graças aos 91 eventos (11,2%) dos partidários do Movimento Convergência !
3º. ES – 58 eventos (7,2%)
4º. DF – 49 eventos (6,0%)
5º. RN – 42 eventos (5,2%)
6º. PR – 37 eventos (4,6%)
7º. MG – 34 eventos (4,2%)
Etc

Vale analisar com maior profundidade as duas outras abas, onde decompuz o período total em dois, pré e pós Movimento Convergência formalizado. 
Sinalizam queda vertiginosa da gestão FEXERJ na geração de eventos, a boa estrutura da Convergência após sua criação e uma mudança acentuada na classificação dos estados logo após SP e RJ, com DF, RS e MG crescendo em participação e ES, RN decrescendo, num processo bem dinâmico.  

De destacar também o relativo boom de eventos FIDE em vários estados nos últimos dois anos, que não eram tão presentes nos anos anteriores. Basta ver os dados tabulados e identificá-los: BA, SE, AL, PB, PI, MA, AM e PA.

Impressiona verificar que a semente do Movimento Convergência vem de longe, pois constatei que os clubes CXG, NXN, CXM e ALEX, heroicamente vem organizando eventos FIDE no Rio de Janeiro há muito mais tempo que fevereiro de 2010 (GM Darcy Lima, MF José Costa Fernandes Jr., AF Élcio Mourão e José Blanco liderando esse processo em seus clubes).  A diferença fundamental foi que nos dois últimos anos isto se deu de maneira mais estruturada, focada e com o objetivo maior de estimular a expansão da prática de xadrez  em nosso estado do RJ através do Movimento Convergência.

Vejam a aba Hist_1 na planilha citada:
Em termos quantitativos o nosso estado está bem, pois graças ao esforço dos apoiadores do Movimento Convergência ocupamos a segunda posição geral nesses quase 11 anos registrados na FIDE. Sem nossa participação,o Rio de Janeiro cairia para a 6ª. posição com apenas 3,3% de participação, brigando torneio a  torneio com mais três estados vindo logo atrás (RS, PE e CE) e que sem o nosso apoio direto, certamente perderia essa luta, caindo naturalmente para uma 7ª, 8ª ou 9ª posição nos anos futuros.  

O Movimento Convergência SOZINHO, se representasse uma Unidade da Federação, já seria o segundo maior gerador de eventos no Brasil, bem distante do 3o. colocado (ES)!

Vejam agora as abas Hist_2 e Hist_3:

A aba Hist_2 retrata 2001 a 2009 e a aba Hist_3 retrata 2010 a 2011:

Considerações importantes:

A mesma gestão FEXERJ em todo o período analisado despencou sua participação de 4,5% para 1,1% nos dois períodos em questão e é superada tanto por outros clubes locais (caso do TTC, via eventos do dirigente Sérgio Dias) como frontalmente pela Convergência, que já constituída, representa 12,5% dos eventos no Brasil no período 2010/11.

Esses números tornam a cidade do Rio de Janeiro o pólo quantitativo de Xadrez no Brasil, pois os eventos em SP, apesar de em muito mais quantidade, são bastante distribuídos, em várias cidades. É quase como um outro país, vizinho e amigo.

Uma conclusão daí derivada é que no médio prazo (quando o Movimento Convergência tiver mais fôlego e o poder legitimado) teremos de focar na QUALIFICAÇÃO, pois a DEMOCRATIZAÇÃO já conseguimos alavancar em termos de quantidade de eventos FIDE (e que vai crescer ainda mais no impulso de diversas ações em curso/futuras, atendendo outras demandas também, via xadrez de base, xadrez regional, xadrez escolar etc).

Os números não mentem jamais.  Fruto de muito trabalho e dedicação, onde os resultados aparecem naturalmente.

SÓ DEPENDE DE NÓS !

MF Alberto Mascarenhas

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog