sábado, 18 de dezembro de 2010

Resultado Final, Roque Ouro no CXG !!!

Já viví muitas emoções com o xadrez mas as de hoje (18/12/2010) no Clube de Xadrez Guanabara superaram as minhas expectativas !

A agenda era um torneio de xadrez Blitz (5 minutos nocaute por jogador) contando para o Circuito Blitz da Convergência e ao seu término uma singela homenagem do Movimento Convergência ao jornalista, escritor, enxadrista e professor de xadrez, Waldemar Costa.

Sábado começando, sede do Guanabara recebendo uma quantidade recorde de enxadristas, animados com mais um forte evento ! Para fecho de ouro desse circuito nosso GM Darcy Lima decide participar da prova ! Juntam-se a ele mais 6 Mestres FIDE (Luis Rodi, Dirceu Viana, Hilton Rios, Wagner Peixoto, José Eduardo Maia e Alberto Mascarenhas) além de fortíssimos praticantes desta modalidade (Cristiano Porto, Kristóvam Kubrusly, Vinícius Rego, Paolo Ghiu, José Chauca) e demais 12 enxadristas de excelentes qualidades também (Angelo Bil, Marco Maia, José Blanco, Renato Carvalho, Pietro Ferraz, Josimar Barroso, Tadeu Santos, José Carlos Mesquita, Marcos Diaz, Alan Siqueira, Tarcísio Dantas e João Gabriel Souza), resultando num evento ímpar, com 24 participantes, para nosso contexto estadual ! Uma festa bem aguerrida !

Após partidas duríssimas a cada uma das 9 rodadas, nosso GM Darcy Lima sagrou-se campeão com alguma folga, com 8/9 ! Em segundo lugar, brilhantemente conquistado, o niteroiense Cristiano Porto, e igualmente sensacional, o terceiro lugar do jovem Paolo Ghiu !

Mas o melhor ainda estava por vir.... A homenagem ao Waldemar Costa seria no CXG após uma confraternização no já famoso galeto pertinho do CXG ! Sem nenhuma combinação prévia, todos foram se dirigindo para lá, participantes, alguns familiares e diletos torcedores ! Algo como 40 pessoas ! Uma festa com muita alegria e partilha contagiantes naquela celebração expontânea, por tudo que temos feito, por tudo que fazemos e por tudo que faremos JUNTOS E COM CRESCIMENTO DE TODOS !

Após mais de uma hora de comes e bebes, de conversa franca e positiva já com a presença de nosso homenageado, chega o momento ! As palavras iniciais do nosso GM já mexem com as emoções do querido Wadinho de Jacarepaguá, e após as minhas palavras, lembrando da trajetória desse apaixonado pelo xadrez carioca, fluminense e brasileiro, contando detalhes comuns de mais de 35 anos, desde as primeiras matérias dele que eu acompanhei no "cor de rosa" (Jornal dos Sports) e seu apaixonado registro histórico do xadrez nacional, dentre tantas outras contribuições em outros assuntos que ele fez na forma de comunicação impressa, a felicidade estampada em seu rosto, suas palavras de agradecimento e seu orgulho em receber esta homenagem nos mostra que a valorização de trabalhos desse quilate e sua demonstração às novas gerações, é a certeza de registros que marcarão nossos corações e mentes e nos ajudarão a avançar ainda mais longe !

Nosso GM finalizou a pequena cerimônia enfatizando os demais aspectos da produção cultural do homenageado, Waldemar Costa, entregando-lhe então um lindo troféu em homenagem a esta linda trajetória de vida ! Aplausos de todos e a certeza de que trilhamos o caminho certo !

Anexas, algumas das principais fotos de mais esta bela festa do xadrez, protagonizada pelo Movimento de Convergência do Xadrez do Rio de Janeiro !!


Parabéns Waldemar Costa !!


Como temos repetido.... SÓ DEPENDE DE NÓS !!

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog