quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GM Mecking X GM Fier - ao vivo !!!!!


Partida ao vivo, aqui.
Site Oficial: www.ligadexadrez.com.br
Organização: Liga de Xadrez
Direção do match: André Serroni
Árbitro: AI Alexandru Sorin Segal
Perfil dos jogadores
Mequinho
Henrique Mecking, o Mequinho, é o maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos e um exemplo de superação no tabuleiro e na vida. Foi o terceiro melhor enxadrista do mundo no final da década de 1970, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi, representantes da ex-União Soviética.
Em 1978, quando era apontado como o provável mais jovem campeão mundial, Mequinho teve que abandonar as competições devido a uma doença grave - a mistenia – que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos. Desde então, passou a dedicar-se inteiramente à religião, mas sempre alimentando a esperança de voltar a jogar, o que aconteceu em 1991, com algumas poucas disputas.
Foi somente no ano 2000 que Mequinho voltou com força total, participando de diversos torneios e campeonatos. Em 2001, mostrou ao mundo por que é um dos mais respeitados enxadristas: depois de anos afastado, empatou, no Magistral Najdorf, a Argentina, com a húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de xadrez de todos os tempos, e também com seu antigo adversário Victor Korchnoi.
Em 2002 representou o Brasil nas Olimpíadas de Xadrez como jogador principal (1° tabuleiro). Em 2006, venceu invicto o torneio de Lodi, na Itália, à frente de mais de 10 grandes mestres de todo o mundo.
Atualmente, Mequinho é o número 5 do Brasil, com uma pontuação de 2567 no rating FIDE de outubro de 2008.
Alexandr Fier
Aos 21 anos, é o talento mais promissor do xadrez depois de Mequinho. Em outubro de 2006 obteve a norma de
Grande Mestre Internacional (GM, o maior "ranking" do xadrez), sagrando-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título.
No início de
2007, o Brasil dispunha de sete GM's, contando com Fier dentre eles. No torneio Parque das Águas Claras, que contou com a participação expoentes nacionais como Jaime Sunye, Everaldo Matsuura e Jefferson Pelikian, obteve uma das maiores performances ELO da história do Xadrez: 3120, comparável à performance de Bobby Fischer no campeonato dos Estados Unidos.
Fier tem jogado por todo o mundo e, no começo desse ano, fez um circuito de mais de 03 meses pela Europa e China. Atualmente é o melhor enxadrista da América Latina. Apareceu na última lista, de setembro, da FIDE como o 98° melhor jogador do mundo. Acumula ainda nesse mês uma vitória em Sants, Espanha o foi o melhor 1° tabuleiro no "LIII Campeonato espanhol por Equipes", com rating performance de 2717.
Vice-campeão mundial sub-10
Tetra-campeão pan-americano em várias faixas etárias
Octo-campeão brasileiro (inclusive campeão absoluto)
Várias vezes representante do Brasil em campeonatos mundiais de várias faixas etárias
Bicampeão sul-americano sub-20

Karpov X Kasparov 2009 - 4ª partida vencida por Kasparov (3x1) !!!


Kasparov ganha por 3 x 1 de Anatoly Karpov nas partidas de xadrez rápido. Amanhã o confronto é de jogos de blitz. Acompanhe as partidas de hoje, aqui.

Karpov X Kasparov - 1985 X 2009 - Fotos !!!




Todas as fotos do 1º dia do match, aqui.

I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC MADUREIRA 2009 - 70 Pré-inscrições!!!!

O I Festival de Xadrez Escolar no Sesc Rio Unidade Madureira 2009, esta na reta final dos preparativos para receber os enxadristas, amigos e simpatizantes da "arte de caissa" no bairro de Madureira, na Zona Norte Carioca. Várias pré-inscrições ja foram realizadas, chegando ao excelente numero de 70 enxadristas entre os 2(dois) Módulos: Adulto/Absoluto e Estudantil/Escolar, que esta subdividido em Sub-9, Sub-12, Sub-15 e Sub-18, ou seja teremos 5 categorias participando neste festival que promete ser um belo evento, pois estima-se que ainda haverão muitas inscrições até Domingo em todas as categorias. Lembramos aos amigos que este evento está limitado a 150 participantes nos 2(dois) módulos. Mais uma vez pedimos que antecipem suas pré-inscrições. Maiores Informações: Tel: (21) 9312-8890 (Prof. Celso Renato), (21) 8587-5694 (Prof. Jorfe Luiz) e (21) 7851-3060 (Prof. Pietro Ferraz).
Acesse aqui, o
Folder do Festival, em breve lista com mais pré-inscritos, clique na foto e veja os troféus ampliados!

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog