segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UERJ 60 anos: Pedro Paiva campeão!!

Amigos,

o torneio IRT FIDE 60 Anos da UERJ foi bem puxado, numa disputa partida a partida, sem trégua desde o início, tanto que na sexta e última rodada dentre quase 40 participantes, cinco terminaram com 4,5 pontos, nesta Ordem: Pedro Paiva, Paolo Ghiu, FM Georg von Bülow, FM Wagner Guimarães e IM Martin Neubauer.


Pedro Paiva mostrou muitos recursos, defendendo arduamente posições difíceis contra o FM Ricardo Teixeira (partida chave para sua conquista) e Daniel Rangel, saindo com saldo de 1,5 pontos nas duas!

Paolo Ghiu também soube defender-se quando necesssário, com "tablas luchadas"com o FM Luis Rodi e grande vitória com o IM Neubauer na segunda rodada numa posiçao onde defendeu-se a maior parte do tempo !

O FM Georg von Bülow, jogou firme como de hábito mas com dífícil início, Empatou logo na 1a. rodada e salvou-se milagrosamente com Angelo Bil na 3a. rodada virando um jogo perdido. Na segunda metade, descontou o prejuízo vencendo muito bem a mim e empatando nas duas últimas rodadas com o FM Wagner Guimarães e com o IM Neubauer.

O escriba aqui acabou como primeiro no grupo de 4 pontos nos critérios de desempate e com 3 pontinhos de ELO FIDE no bolso !! Bom lucro !

Em resumo, não houve almoço grátis ! Num torneio curto desses (seis rodadas) uma derrota significava praticamente ficar de fora das primeiras posições. Só o IM austríaco Neubauer que teve fôlego para sair bem dessa situação ( após perder na segunda rodada), só cedendo um empate na última contra o alemão FM von Bülow.

De destacar as excelentes salas da UERJ, com bom espaço, silenciosas e com ar condicionado. Com certeza podem ser palco de futuros eventos, ainda maiores que este.

O Prof Levy e sua equipe de árbitros auxiliares (Pietro, Madeu, Emiliano e Amorim) esforçaram-se por atender de forma adequada a organização do evento, mas esperamos que além da boa infraestrutura disponível, tendo até tabuleiros com o logo do evento (ver foto com assinaturas) e todas as mesas com relógios digitais (a grande maioria da ALEX) aconteça maior agilidade nos emparceiramentos e em sua divulgação. Lições aprendidas.

Mas nada que empane o fato de estarmos avançando e realizando cada vez mais e melhores eventos ! Para um grupo que se propunha fazer apenas uns poucos torneios IRT (quatro apenas!) ao longo do ano, dá gosto de ver o que já foi feito, e mais ainda, o que seguiremos fazendo, pelo xadrez de nosso estado !

Enfim, cada um dos participantes tem sua história particular, suas conquistas e suas tristezas, mas o fundamental aconteceu, boa prática de xadrez ! Quem desejar consultar os resultrados completos e reproduzir as partidas, basta acessar http://www.xadrez.esfinge.org/

Abaixo várias fotos como divulgação. Tiveram especial significação para mim, fotos como a do Emiliano estudando um manual de relógio digital (DGT), do José Henrique Mangini (filho do saudoso J T Mangini) jogando com o grande Kelsen Rosas, do veterano Márcio Baeta que veio de Brasília prestigiar o torneio, sempre sorrindo (um exemplo para todos nós) e tantas outras boas imagens !

E sons também ! Um dos enxadristas era exímio pianista e aproveitou um piano existente na sala do torneio para brindar-nos a todos com boa música, enquanto a classificação final era apurada !

Ao longe, barulhos de fogos de artifício celebravam mais uma conquista em nosso Estado... Afinal o tricolor das Laranjeiras levou o brasileirão deste ano. Não é à toa que está chovendo tanto....

Por fim vale comentar que com o 1o. lugar, Pedro Paiva, tem vaga garantida na próxima semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez ! Talvez a 2a. colocação também classifique, a depender de novos critérios da CBX ! O Prof. Levy ficou de verificar em mais detalhe e informar o Paolo Ghiu !

Notem bem senhores, apenas dois eventos este ano aqui em nosso Estado tiveram este privilégio ! Ambos organizados pelo Movimento Convergência !

Aberto do Brasil - Alfabarra, no início do ano, e agora o IRT 60 anos da UERJ !

SÓ DEPENDE DE NÓS !!

FM Alberto Mascarenhas

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog