sábado, 27 de março de 2010

Faleceu Vasily Smyslov

- Nome Completo: Vasily Vasiliyevich Smyslov
- País: Rússia
- Nascimento: 24 de Março de 1921
- Faleceu: 27 de Março de 2010
Moscou, Rússia
- Campeão da URSS: 1949 (empatado com Bronstein)
- Campeão do Mundo: 1957-1958 (derrotando Botvinnik 12,5-9,5 e perder a revanche 12,5-10,5)
- Senior Campeão do Mundo: 1991 (primeiro campeão, na idade de 70!)

Vasily Vasiliyevich Smyslov (Russo) foi um enxadrista soviético e cantor de ópera, tendo sido Campeão Mundial de 1957 a 1958.

Smyslov foi cantor (tinha uma boa voz de barítono), só se decidindo por uma carreira no xadrez ao não conseguir ser aceite no Teatro Bolshoi, após uma audição, em 1950. Posteriormente, chegou a dar recitais durante torneios de xadrez, frequentemente acompanhado pelo também GMI e pianista Mark Taimanov.
Vasily Smyslov jogou em 1948 no torneio (Campeonato do Mundo de Xadrez) organizado para determinar quem ganharia o título de campeão, sucedendo ao falecido Alexander Alekhine, acabando em segundo atrás de Mikhail Botvinnik. Após triunfar no torneio dos candidatos em 1953 em Zurique, ele ganhou o direito a jogar um match com Botvinnik no ano seguinte. Este match acabou empatado, o que implicava a conservação do título por Botvinnik. Voltaram a jogar em 1957 (Smyslov ganhara novamente o torneio de candidatos, realizado em 1956 em Amsterdão) triunfando Smyslov pelo resultado de 12,5 – 9,5. No ano seguinte Botvinnik exerceu o seu direito à desforra recuperando o título com o resultado de 12,5 – 10,5.
Vasily não voltou a qualificar-se para outra final do Campeonato do Mundo, mas continuou a jogar nas provas de qualificação. Em 1983 foi até à final dos candidatos (o match que determina com o campeão, na altura Anatoly Karpov), perdendo por 8,5 – 4,5 com o futuro campeão Garry Kasparov. Nas eliminatórias anteriores tinha defrontado Zoltan Ribi (na meia-final, com o resultado de 6,5 – 4,5) e Robert Hübner (nos quatros de final, com o resultado de 7 – 7, tendo sido a roleta a decidir o jogador a avançar).


Em 1991 Vasily Smyslov (foto) ganhou o primeiro Campeonato Mundial de Xadrez Sénior, e tem posto em acção sobre o tabuleiro os seus dotes em jogos não competitivos, desde um torneio realizado em 2001 em Amsterdão, o Klompendans Veterans versus Ladies. O seu rating ELO após o evento cifrava-se em 2494. Actualmente a sua visão está bastante debilitada.

Vasily Vasiliyevich Smyslov é conhecido pelo seu estilo posicional e, em particular, pela qualidade com que dirige os seus finais.

Árbitros inadimplentes - Regulamento de Torneios

A CBX informa aos árbitros cujo ingresso nos quadros da CBX se deu anteriormente ao ano de 2010 e que não quitaram a anuidade 2009, que já se encontra o link para emissão do boleto daquela anuidade, com a multa estabelecida no regulamento de árbitros, para que possam regularizar a situação cadastral. Lembrando que, após 2 anos consecutivos sem pagamento, o árbitro será excluído do quadro de árbitros da CBX.

Regulamento de Torneios

Versão para impressão

Já se encontra disponível para download o regulamento de torneios da CBX, regulamentando os prazos, procedimentos e penalidades cabíveis, além de elencar o rol de provas oficiais da CBX e as condições para propostas de realização de tais eventos. A leitura é obrigatória para todos os organizadores, federações e árbitros.

Pablyto Robert
Presidente da CBX

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog