quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Olimpíadas Escolares 2009, Poços de Caldas - MG - Programação, Emparceiramento e Fotos do Congresso Técnico

Congresso técnico

Carol, Pietro e Neto, saída do Maracanã dia 08/09

Programação e emparceiramento para o dia 11 de setembro, aqui.

Programação para o dia 12 de setembro, aqui.

Programação para o dia 13 de setembro, aqui.

Site Oficial, aqui.

Olimpíadas Escolares 2009, Poços de Caldas - MG

O esporte escolar brasileiro estará em festa entre os dias 10 e 20 de setembro, em Poços de Caldas (MG), na quinta edição das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos. Primeira edição no novo Ciclo Olímpico, as Olimpíadas Escolares 2009 terão 3.500 participantes, sendo 3.000 atletas, de 900 escolas públicas e privadas do país, um novo recorde do maior evento estudantil do país. Esta é a quarta vez que a cidade mineira, que no Prêmio Brasil Olímpico 2008 ganhou o Troféu Esporte e Juventude do Comitê Olímpico Internacional (COI), recebe o evento (2006, 2007, 2008, 2009). Vinte e quatro delegações (de 23 estados e a da cidade sede) estarão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Os estados do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Roraima não participam da edição de 2009.

Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 terão uma programação educativa paralela às competições. Estão agendadas visitas a escolas públicas e privadas da região, onde os alunos assistirão a palestras, vídeos e teatro de bonecos, entre outras atividades. Atrações de sucesso nas edições anteriores, a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante estão confirmados.

"O projeto das Olimpíadas Escolares continua a estabelecer recordes a cada edição, o que comprova a força do esporte escolar em todo o Brasil. Os números expressivos dessa primeira edição no novo Ciclo são indiscutíveis. Os 3.500 participantes desta etapa estarão alojados em 22 hotéis. Já os 3.000 atletas disputarão seus torneios em 16 instalações esportivas, entre elas a Pista Municipal de Atletismo de Poços de Caldas, recém construída, um dos legados do evento para a região", conta Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares 2009. "É sempre um prazer voltar a Poços de Caldas, que percebeu a importância do esporte na formação de crianças e jovens. Mais que o legado das instalações construídas e reformadas para o evento, o mais importante é perceber incorporado à rotina da cidade os ideais de inclusão social através do esporte", completa Hubner.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, que se inicia em 2009, mantém os objetivos de promover a integração e a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. O objetivo de atingir um crescimento de 5% a 10% a cada edição vem sendo alcançado elos organizadores.

"Em 2008, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 6.500 participantes de 1.689 instituições de ensino de 23 Unidades Federativas estiveram representados na Etapa Nacional. São números que entusiasmam", confirma o diretor geral do evento.

Em 2009, nas Seletivas Municipais na faixa etária de 12 a 14 anos, cerca de 2.000 municípios realizaram seletivas onde participaram 19.000 instituições de ensino e cerca de um milhão alunos/atletas.Cerimônia de abertura - As Olimpíadas Escolares serão abertas oficialmente nesta quinta-feira, dia 10, no Centro Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG).

A cerimônia terá início às 16h e contará com as presenças do prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; do secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos; e do diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

Além do desfile simbólico de representantes das delegações. O juramento do atleta será feito por Guilherme Maciel Gouveia, atleta de vôlei da Escola Municipal Edir Frayha; o juramento dos árbitros pelo gaúcho Marcos Andrade, árbitro internacional de atletismo. Olivino Martins Alvarenga, conhecido como Sr. Chico, de 70 anos, recordista sulamericano e pan-americano master nos 5.000m e 10.000m receberá uma homenagem especial.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).

Lembrando ano passado (2008) com o melhor resultado do Rio de Janeiro nesse evento com 2 pódios.

Categoria de 12 a 14 anos (Poços de Caldas), aqui.

Categoria de 15 a 17 anos (João Pessoa), aqui.

Site Oficial, aqui.

Acreditando nos nossos jovens...
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) buscou, através das Olimpíadas Estudantis - projeto que abrange as Olimpíadas Universitárias e Olimpíadas Escolares - desenvolver um novo modelo para os eventos esportivos estudantis.
Com realização do COB e o importante apoio do Ministério do Esporte, as Olimpíadas Estudantis passaram a ser um verdadeiro incentivo à pratica esportiva entre os jovens brasileiros, valorizando-os e oferecendo uma nova opção de vida para crianças e adolescentes através do esporte.
Tão importante quanto a parceria firmada com o Ministério do Esporte, o apoio imediato das Organizações Globo fez com que o Comitê Olímpico Brasileiro tivesse certeza do sucesso da empreitada, garantindo uma maior divulgação às competições e incrementando a geração de receitas para o projeto.
A proposta desta parceria é a realização de um trabalho de longo prazo, envolvendo dois ciclos olímpicos, até dezembro de 2012. Da escola à universidade, jovens de todo o País poderão participar das Olimpíadas Escolares e Universitárias que, a cada ano, acontecerão em uma cidade brasileira.

Para um futuro melhor
As Olimpíadas Escolares e Universitárias fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro: resgatam a importância das competições estudantis no Brasil, promovem a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e são um espaço fundamental para a descoberta de novos talentos.

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog