terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Melhoria evolutiva é uma via de mão dupla

Melhoria evolutiva é uma via de mão dupla

Um dos motivadores do surgimento do Movimento Convergência foi a baixa qualidade no planejamento, organização e realização assim como na fraca infraestrutura disponibilizada nos torneios oficiais de xadrez do Rio de Janeiro.

Questões como boa antecipação na divulgação do calendário de eventos, arrumação do salão de jogos com antecedência, material de apoio arbitral de primeira linha, horário preciso de início das rodadas (principalmente a 1ª. rodada), salões bem dimensionados, com boa iluminação, ventilados e de fácil circulação, mesas e cadeiras adequadas, sinalizadores de ordinal de tabuleiro, peças de boa qualidade, relógios em bom estado de funcionamento e com prioridade gradual para modelos digitais, rapidez na formulação dos emparceiramentos e na divulgação dos resultados finais da competição são itens continuamente melhorados em novos eventos e o conceito é melhorar sempre, inovar quando possível (lembrar dos tabuleiros sensíveis) e surpreender continuamente nosso público alvo, os(as) enxadristas do Estado do Rio de Janeiro.

Acertos em boa quantidade, erros também, e a consciência de que o modelo ideal ainda está longe de acontecer na maioria de nossos eventos, mas as melhorias evolutivas são percebidas e nos estimulam a seguir nesse sonho.

Mas há também de se levar em conta as condições comportamentais da comunidade enxadrística diretamente envolvida em nossos eventos. Como cada enxadrista, do mais iniciante ao mais laureado, pode contribuir nesse processo de melhoria contínua? Vale uma boa reflexão a respeito.

Cada enxadrista com certeza tem suas atividades do dia-a-dia e nelas, sempre que possível, encaixa a prática de xadrez competitivo, via torneios de vários formatos, que exigem dele(a) maior comprometimento e dedicação.

O quê cada um de nós enxadristas, na condição de (potencial) competidor(a) pode fazer para melhorar a qualidade de nossos eventos? Esta é a outra mão da via de melhoria contínua que desejamos trilhar! Não basta apenas cobrar desempenho dos organizadores, o(a) enxadrista há que desempenhar seu papel como (potencial) participante no sentido de somar mais qualidade ao processo, melhorando-o sempre.

Vamos enumerar alguns princípios a serem seguidos por qualquer enxadrista:

1 – Planejar minimamente sua carga de eventos no ano;

2 – Inscrever-se com a devida antecedência nos eventos de seu interesse;

3 – Responder dentro do prazo estabelecido a um convite de participação formulado pelo organizador em eventos sob convite ou que exijam alguma confirmação prévia;

4 – Informar imediatamente ao organizador qualquer problema que o impeça de cumprir com um compromisso assumido, pois possibilitará sua substituição em tempo;

5 – Fornecer ao organizador meios de contato direto consigo, para qualquer emergência ou alteração a ser informada;

6 – Chegar ao local dos jogos sempre com antecedência de pelo menos 15 minutos. Se possível aprender o caminho até este local com a devida antecedência.

7 – Localizar o quanto antes sua mesa de jogo;

8 – Não desarrumar ou utilizar previamente as peças e relógios já arrumados para o início de qualquer rodada;

9 – Arrumar peças e relógio ao final de sua partida;

10 – Entregar a planilha e informar o resultado de sua partida à equipe arbitral ao seu final;

11 – Evitar falar alto no salão de torneio e buscar espaço mais distante para análise post mortem ou específico para este fim.

Podemos seguir enumerando mais sugestões e acredito que à medida que formos evoluindo, novas necessidades aparecerão, visando melhorias ainda maiores e mais refinadas. Na verdade é um processo sem fim, na busca da excelência em tudo que fizermos.

Se cada um de nós que tanto amamos a prática de xadrez no RJ atentar para esta filosofia de busca de melhoria contínua e utilizarmos em nosso dia-a-da competitivo em xadrez esse conjunto simples de regras comportamentais, com certeza contribuiremos para a obtenção de alguma melhoria em qualquer evento que participarmos, o que é afinal o desejo de todos.

Melhoria contínua no quesito organização de torneios de xadrez é uma mão dupla, organizadores e enxadristas, juntos e atuando pelo melhor.

SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência































Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog