sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ACORDO NA ELEIÇÃO PARA O PROGRESSO DO XADREZ DO BRASIL

Comunicado CBX nº 285

“ A CBX recebeu email, seu método de comunicação oficial, do GM Giovanni Vescovi, informando a retirada de sua candidatura à Presidência da CBX, restando apenas uma chapa inscrita, cujo candidato a Presidente é o Presidente da Federação Espírito Santense de Xadrez, Pablyto Roberto.
A esse respeito o Presidente da CBX tem a fazer os comentários abaixo.
Primeiramente, quando em conversação discutimos a eleição, e fomos informados da decisão que o GM Giovanni tomara, ficamos ìntimamente satisfeitos por ele. Presidir a CBX não é tarefa fácil, pois além de grande tempo aplicado, por várias razões é necessário intervir em muitas disputas, algumas totalmente legítimas, e outras, no nosso
caso a que tomou mais tempo, e mesmo nos fez desistir de continuar, ilegítima.
Ora, o GM Giovanni é o nosso GM com maior rating, com uma performance extraordinária em uma década e meia de campeonatos brasileiros, mas ainda jovem e em condições de muito dar ao xadrez do Brasil, como jogador. Perdê-lo para a administração seria uma grande pena.
Temos uma especial simpatia pelo Giovanni, por o termos acompanhado desde muito jovem, colega que foi de nosso filho menor no colégio.
Assim dissemos então a ele que um jovem como ele seria prejudicado se assumisse um encargo tão pesado, quando ele tem outras aplicações importantes em sua vida, e que ficavamos até aliviados. Devemos dizer que muitas pessoas pensavam assim.
É claro que ele teria sido um excelente Presidente, sem dúvida alguma.
Acontece que também temos um outro excelente candidato, o advogado Pablyto Robert, que, com muito esforço, tornou o Espírito Santo um centro dos mais movimentados do xadrez brasileiro, num estado que não era dos mais representativos. Especialmente no início do nosso período, tivemos muitos contactos, discutimos muitos itens, e
pudemos apreciar o empenho do Pablyto nos problemas do desenvolvimento local e nos do Brasil. Em alguns casos trocamos longos e seguidos emails, em pontos que hoje até parecem menores, e sempre observamos respeito, firmeza, correção e aplicação. Se nem sempre concordamos, sempre procuramos uma solução que acomodasse seus
pleitos, pelo menos parcialmente, dada a legitimidade de propósitos e as evidentes boas intenções com que eram apresentados. Por isso o Pablyto cresceu muito na admiração que temos por ele, além da decorrente da movimentação que fez em seu estado.
Portanto, a CBX e o xadrez brasileiros estão de parabéns. Preservamos o nosso GM podemos dizer principal, pelo rating, e ganhamos, se tudo correr de acordo como é previsível dentro da nova realidade, um excelente Presidente. Eu acho que presenciamos um término de ouro para nosso período.
Mas essa é uma excelente oportunidade para que a CBX passe a um etapa melhor. Claro que há posições diferentes, e até havia duas chapas, que como sempre ocorre disputam com fervor a eleição. No passado houve eleições mais acirradas e algumas diferenças mais sérias ficam, às vezes. O importante nesses casos é que a
administração seja imparcial e executada com equidade. Nós procuramos fazê-lo, e a não ser no caso em que a CBX não recebeu sua quota parte, aliás o único torneio em que isso ocorreu em quatro anos, mantivemos um relacionamento perfeito com todas as Federações, todas foram igualmente apoiadas, e de todas recebemos apoio. É
importantíssimo que isso continue ocorrendo, pois essa fase organizada e equânime permitiu um enorme progresso e uma tranqüilidade que há muito não se via na CBX. E muitas federações estaduais progrediram.
Combinamos com o Pablyto que, confirmando-se sua eleição segunda feira, no prazo máximo de três meses seria realizada uma Assembléia com o fim específico de constituir estatutariamente um Conselho, cuja finalidade não seria diminuir o presidencialismo da CBX, mas sim fazer recomendações, se necessário. Nós encaramos esse
Conselho mais como apoio ao Presidente, e gostaríamos que ele nunca precisasse fazer uma recomendação, mas que o Presidente procurasse ouvi-lo quando houvesse uma causa maior. Do Conselho participariam ex-presidentes da CBX e um representante dos GMs. Devemos dizer que o Pablyto considerou essa fórmula bem-vinda, e,
dessa forma, concordamos em continuar a apoiar o xadrez do Brasil, como fazemos desde 1974, tanto participando do Conselho, quanto administrativamente, se e onde o novo Presidente julgar conveniente, quanto em patrocínios, onde possível.
Pensamos que se chegou a uma boa solução. Preservamos nosso melhor jogador por rating, e os GMs, já dissemos uma vez, são os nossos heróis, ganhamos um excelente Presidente, e temos uma oportunidade de melhorar o relacionamento interno, com uma administração dedicada, honesta e imparcial."

Sergio Silva de Freitas

Presidente da CBX

I Open Mundial de Xadrez em León 2008

Nos dias 26 a 28 de Dezembro de 2008, Leon vai estar de volta na Capital do Mundial de Xadrez. O melhor aberto de xadrez semi-rápido este ano para distribuir mais de 40.000 € em prémios e convidar grandes lendas do mundo do xadrez Korchnoi, Timm, Beliavsky, Yussupow, Portisch, Andersson, Manuel Rivas, Manuel Pérez Candelario, Mario Gomez e o convidado especial, o melhor espanhol, Alexei Shirov, será muito atraente para todos os tipos de fãs.
A organização presta assistência a 500 jogadores de todas as idades, provenientes de mais de 25 países, e todos os Elos, com prêmios para as diferentes categorias, cerca de 15.000 euros, (para menos de 2000, 2100, 2200 e 2350 de Elo).
Haverá transmissão dos jogos no site do torneio.

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog