domingo, 5 de junho de 2011

Resultados e fotos da 5ª etapa do circuito 21 Parceria AXXM - Convergência

Amigos(as) enxadristas,

Mais um sábado com muito xadrez no Rio de Janeiro, reunindo cada vez mais praticantes e demonstrando que com trabalho, união de muitos e principalmente amor pelo que se faz, é possível realizar provas com a qualidade vista ontem. Pela manhã iniciou-se um forte IRT FIDE no CXG (Clube de Xadrez Guanabara) lotando seu salão, e à tarde mais uma etapa do Circuito 21 do Movimento Convergência na AXXM (Associação de Xadrez Xeque Mate) com pouco menos de 60 inscritos (!!), clube que se firma visivelmente como um excelente espaço para eventos na cidade do Rio de Janeiro e que certamente sediará cada vez provas de maior importância, valorizando e desenvolvendo seus associados e sua diretoria. Parabéns ao presidente Eduardo Anzuategui e seus demais apoiadores !

Sobre o torneio, muito legal ver jovens estudantes da Marinha de guerra brasileira vindos de Angra dos Reis acompanhados por seu técnico para praticarem num evento bom nível visando competição com outras forças armadas logo a seguir ! Aos vê-los uniformizados, impossível não vir à mente nomes como William de Souza Moreira, Gustavo Martins e Wanderlei Nunes, hoje oficiais da Marinha e que foram enxadristas fortes no âmbito carioca e universítário nos anos setenta. Por onde andarão?

imagem do excelente salão do AXXM

Além do pessoal da marinha, o mesmo se deu com vários jovens e crianças que vieram (alguns de Paraty !) se preparar para o próximo Intercolegial (novamente sob direção do AF Élcio Mourão, do Movimento Convergência!), sábado que vem em Campo Grande (RJ) ! Gratificante ver o empate suado logo na primeira rodada de um desses garotos contra o forte jovem Daniel Rangel, último campeão do interior do Estado! Estamos ajudando mais jovens talentos a despontar e isso é excelente !!

Arbitragem e direção da prova impecáveis na liderança do AF Élcio Mourão e do presidente da AXXM Eduardo Anzuategui, incansáveis em cada detalhe.

E, desde fortes mestres, como Luis Rodi e Wagner Gumarães, a jogadores de ponta como Arthur Santa Cruz, cuja titulação depende apenas de mais participação em eventos FIDE, passando por apaixonados como eu, Álvaro Frota, Maia, Amorim, Marco Coutinho, Virginia Reis, Joca, Hermann Matthew e tantos outros ... Mas o destaque fica para o jovem Fernando Ventura, que com muita luta e vontade de vencer, superou todas as dificuldades e conquistou com méritos seu primeiro 21 do Circuito Convergência ! Parabéns garoto !

Resultado das 1as. colocações: 1o. Fernando Ventura (5,5/6) 2o. MF Luis Rodi (5/6) 3o. MF Wagner Guimarães (5/6) 4o. MF José Eduardo Maia (5/6) e 5o. Joaquim de Deus Filho (5/6) de efetivos 50 participantes !

Por fim, os rostos vermelhos a cada rodada, a adrenalina a mil, a torcida com plateia a cada partida decisiva, a vibração a cada ponto duramente conquistado, as conversas em paralelo e no pós evento (perdidas no tempo de falta de encontros como esse...) mostram como é bom estarmos unidos fazendo xadrez ! E uma festa como essa não podia ter final mais inusitado... Uma excelente roda de samba/pagode com alimentação da melhor qualidade... Nada a ver com nosso torneio, é óbvio, mas realizada pelo clube sede em outro espaço para seus demais associados. Nós, é claro, aproveitamos um pouco !!

Independentemente dos resultados técnicos visíveis, o mais significativo e importante, repito, é a união crescente de mais e mais pessoas em prol do xadrez com qualidade e organização em nosso Estado. Somente com o trabalho e união de muitos que conseguiremos massificar e qualificar o xadrez por aqui.

Abaixo, link com diversas fotos e filmetes do torneio em:


A classificação geral já está desde ontem no chess-results, no link http://chess-results.com/tnr50798.aspx?art=1&rd=6&lan=10  E até amanhã atualizaremos a pontuação acumulada do circuito 21 da Convergência, no blog do nosso Movimento (link http://www.xadrezriodejaneiro.blogspot.com/ ).

Mais detalhes e algo mais vocês terão no blog do Maiakowsky (http://www.maiakowsky.blogspot.com/) e no do Élcio (http://mouraochess.blogspot.com/ ). Visitem-nos !

SÓ DEPENDE DE NÓS !
MF Alberto Mascarenhas

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog