quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fundada a Associação Brasileira de Esportes Intelectuais - Abrespi

O GM Darcy Lima foi eleito presidente da entidade

A Associação Brasileira de Esportes Intelectuais é fundada e
Brasil se torna candidato a sediar os Jogos Mundiais em 2016

Confederações Brasileiras de Xadrez, Bridge, Damas e Go são as modalidades filiadas à Abrespi
  
Lance!Net (30/09/2011)
http://www.lancenet.com.br/minuto/Entidades-criam-associacao-esportes-intelectuais_0_563943737.html

O Povo Online (30/09/2011)
http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/maisesportes/2011
   

Os esportes intelectuais ganharam sua representação nacional no Brasil. Foi fundada a Abrespi, Associação Brasileira de Esportes Intelectuais, que tem como filiadas as Confederações Brasileiras de Xadrez, Damas e Brigde, da Associação Brasileira de GO e a Confederação Brasileira de Texas Hold’em, com o pôquer. A criação da Abrespi, presidida pelo Grande Mestre Internacional de Xadrez, Darcy Gustavo Machado Vieira Lima, marca ainda o lançamento da candidatura do Brasil à sede dos Jogos Mundiais, que serão disputados em 2016. A Abrespi é filiada a IMSA (International Mind Sports Association) que é alinhada ao Movimento Olímpico, COI e Sport Accord, e trabalha com ONU e UNESCO para o desenvolvimento integral da pessoa humana que os esportes intelectuais também sirvam de instrumento de promoção da paz.

O Brasil será o epicentro do esporte mundial nos próximos anos e a IMSA (International Mind Sports Association) estabeleceu como prioridade a fundação da ABRESPI para garantir o reconhecimento, desenvolvimento e promoção dos esportes intelectuais no Brasil, além de promover as Federações Internacionais de cada modalidade no país. Os membros fundadores da IMSA são: Federação Mundial de Bridge (WBF), Federação  Mundial de Xadrez (FIDE), Federação Mundial de Damas (FMJD) e Federação Internacional de Go (IGF), modalidades que reúnem 400 Federações Nacionais e mais de um bilhão de jogadores.

 “A Abrespi tem como finalidade fazer com que as Confederações filiadas aumentem seu espaço no cenário esportivo e educacional brasileiro. Queremos ser agentes de educação e inclusão social e, para isso, a criação da Associação é fundamental, assim como a filiação ao órgão internacional que rege os esportes intelectuais, a IMSA”, destacou o presidente Darcy Lima.

A primeira edição dos Jogos Mundiais de Esportes Intelectuais foi organizada pela IMSA em 2008, na cidade de Pequim, China, em concordância com o Comitê Olímpico Internacional, tendo o presidente do COI, Jaques Rogge, no Comitê de Honra. Disputaram os Jogos equipes de 140 países, reunindo um total de 2.736 atletas, durante duas semanas A cidade sede da segunda edição dos Jogos Mundiais de Esportes Intelectuais, realizados de 11 a 24 de agosto de 2012, será anunciada em Londres, em 17 de novembro.

Os Jogos Intelectuais desenvolvem habilidades como concentração, reflexos rápidos, ginástica mental, disciplina, fair play, competitividade, treino e inteligência emocional. Seus benefícios podem ser atestados na área dos esportes, educação e saúde. As diversas modalidades funcionam como ferramentas utilizadas por escolas para estimular comportamento, memória, estruturação do pensamento lógico, além de técnicas de cálculo e probabilidades. Os jogos intelectuais são ensinados não só em colégios ao redor do mundo, como também fazem parte da grade de várias universidades de ponta.

Se a atividade física é uma necessidade fundamental para os seres humanos, o mesmo pode ser dito sobre a atividade mental, que é um complemento indispensável ao bem estar. Os esportes intelectuais são uma excelente ginástica mental para homens e mulheres de todas as idades e, segundo um estudo preliminar feito por pesquisadores da UC Berkeley, melhoram o sistema imunológico.

Fonte: informações obtidas através de release distribuído pela Abrespi

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog