domingo, 2 de novembro de 2008

Estadual Interclubes 2007: 1 ano de uma grande conquista (parte II)

Posted on 08:26 by Mourão, Elcio Conte Lofredo


Equipe A e Equipe B


Equipe C1 e Equipe C2

Na sexta-feira, dia 02/11/2007, eu, Isa e Pietro fomos os primeiros a entrar no Salão Nobre da AABB-Tijuca, local da comeptição, com mais de uma hora de antecedência em relação ao horário marcado. Tempos depois é que chegou o Barata, presidente da FEXERJ, e pediu uma reformulação na arrumação das mesas, a qual modificou todas de lugar. Na arrumação final, a Classe A ficou com as mesas perto do palco, com direito a toalhas nas mesas. Já a Classe B ficou no meio do salão, em um local privilegiado logo atrás da saída dos ar-condicionados, mas já sem toalhas. Nós, povo sofrido da Classe C (segundo muitos C de capivara, mas para mim C de castigados), como sempre, ficamos no canto do salão (os quarto tabuleiros da última fileira então tinham uma dificuldade enorme de chegar em suas cadeiras e, principalmente, de se acomodar em um espaço exíguo entre o 3° tabuleiro e uma parede inexoravelmente quente do outro), fora da saída do ar-condicionado e, claro, tostando em pleno sol de 35°C do Rio de Janeiro.

Para nós a 1ª rodada de modo geral não saiu ruim. A equipe A enfrentou a Hebraica-Rio, contra a qual era favoritíssima, com a formação que se manteve estática durante todo o torneio, na ordem: MI Perdomo, Silvio, MF Wagner e Igor. O Elcio ficou sempre na reserva porque, como já dito, ficou com toda a parte de bastidores. Já equipe B enfrentou o IBC, contra a qual também era favorita no papel, apesar de que o favoritismo e o nada são bem próximos na Classe B, a C1, n°1 de rating da Classe C, enfrentou o Grande Roque e a C2, justamente a equipe mais nova e menos experiente, teve o confronto mais complicado, contra a rodada equipe 1 do Club Municipal.
O resultado foi muito animador. A equipe A ganhou por 3,5 x 0,5, a B apertado, como seria a tônica até o fim do torneio, por 2,5 x 1,5, a C1 por 3,5 x 0,5 e até a C2 conseguiu arrancar um empate heróico graças a um grande jogo do Calegário. Fomos para o almoço cheios de confiança, mal sabia o que nos esperava.

Já que toquei em almoço, permitam-me uma rápida digressão: esses almoços em conjunto são ótimos para agregar ainda mais o grupo como um todo, muito importante em um Interclubes, e definir estratégias para as rodadas seguintes. Para mim esse foi nosso maior diferencial e, se depender de mim, também será esse ano.

Quando voltamos, um pequeno susto no emparceiramento. Tudo que tinha sido bom na 1ª rodada, se virou contra. No Classe A enfrentamos a imbatível Grande Roque com direito aos Mis Berardino, Limp e Dragan, na C1 enfrentamos o fortíssimo Clube de Xadrez de Petrópolis (CXP) e na C2, a n° 2 do torneio, ALEX 2. Só a B parecia ter um confronto menos complicado contra o Clube de Xadrez Vassouras (CXV). Ledo engano, como pode-se verificar facilmente do resultado final, no qual o CXV se sagrou campeão em uma zebra histórica.

Se o emparceiramento não foi tão bom, os resultados foram piores ainda. Na A, o MI Perdomo ainda empatou com o Diego di Berardino para salvar um 0,5 x 3,5, na B uma derrota inesperada por 1,5 x 2,5 que podia ser pior ainda não fosse o jogo maluco no tabuleiro 1 entre Rômulo e Silvio Henriques que fizeram erros consecutivos em um final razoavelmente simples para 2 classes B experientes e no fim empataram. Na C1, um derrota muito sofrida também por 2,5 x 1,5 com direito a um empate do Streva que até hoje não entendi direito, já que, para mim, ele estava claramente melhor.
Na C2, outra derrota por 2,5 x 1,5. Porém não foi de todo mal para o que esperava. Esse foi o único confronto do torneio que eu fiquei realmente com muito medo de tomar um sonoro 0 x 4. Isso foi evitado por um empate rápido do Lucas, que se portou como um tabuleiro 1 super experiente apesar dos míseros 8 anos de vida, e de mais uma pérola do Calegário em uma inglesa bem chata que durou mais de 3 horas e meia. Levando em conta o contexto, acho que foi o resultado menos ruim da rodada.

Se no tabuleiro já ficou ruim, nos bastidores também não foi diferente. Ao fim do dia realizamos que poderíamos ficar sem reservas na B, já que o Rômulo estava vindo no sacrifico para o Interclubes apesar de imperiosos problemas pessoais, mas poderia não vir sábado ou domingo. Sem Yuri e Felipe Fernandes, que não vieram, a equipe poderia ficaria apenas com 4 componentes. Ainda tivemos problemas na C2.

Fomos para a casa com uma espinha entalada na garganta. Essa 2ª rodada tão ruim não estava nos planos. Porém tínhamos 2 alentos: ainda faltava muito torneio e esses resultados ruins no início costumam gerar adversários mais fáceis na rodada seguinte. Mas nem sempre dá a lógica...

Por Rafael Rafic

39 Response to "Estadual Interclubes 2007: 1 ano de uma grande conquista (parte II)"

.
gravatar
Migueis Says....

parabens Wagnerovsky, mas utilize um "nick name" mais criativo da proxima vez. Mas , voltando ao tema, Onde fica mesmo o bairro Independencia ?

.
gravatar
Migueis Says....

Wagnerovsky, você é daqueles que fica contra a participação feminina no Estadual Absoluto ? É, rapaz, tem gente que é contra a participação feminina.

.
gravatar
Anônimo Says....

olha não tenho uma opinião formada em relação a participação feminina, mais em relação a ser criativo a sua lingua felina e os alvos serem os mesmos, talvez por isso alguns do seu clube pedem para vir aqui pra mendes, onde há organização realizamos um panamericano escolar entre varios eventos, acho somente se vc tem algo contra o elcio que lhe diga diretamente, aqui podem realmente ter jogadores de fora amigos meus a custo zero, mais com certeza não há perseguição a nenhum atleta(leia-se mike) abraços wagner peixoto guimarães(wagnerovsky- meu nick que uso no ICC)

.
gravatar
Anônimo Says....

em tempo eu dei aula numa escola na entrada de mendes perto de indepedencia

.
gravatar
Migueis Says....

Ora, sr Wagner, o senhor não sabe a metade do que ocorreu com o sr. Mike. Procure o Alexandre Campos e peça-lhe oinformações sobre o que ocorreu, antes de me fazer acusações indevidas. Parece-me que nós sempre lhe respeitamos, cumprimos até muito mais do que deviamos, e o sr. saiu do nosso clube sem qualquer problema. Mas, parece-me que o sr tem alguma mágoa contra o nosso clube que lhe acolheu e respeitou. Hoje, sem duvida o sr deve defender o seu patrão > assim determina a prática trabalhista. Caso haja alguma divida de nossa parte pendente com V.Sa., por favor nos informe, para que possamos salda-la.
Ética é um dos itens que se ensina em xadrez, respeito também.
M.

.
gravatar
Migueis Says....

em tempo também, "minha lingua não é felina" Não sou gato ou qualquer felino que se assemelhe. Por favor, revise seu texto, pois ofensas pessoais, conforme o sr. mesmo diz, devem ser ditas "cara a cara". Provavelmente o sr quiz dizer MAS em lugar de "mais" e FERINA em lugar de "felina". Há também uma norma em gramática que diz que substantivos prórpios se escrevem com iniciais maiusculas.
e nem sou professor de Português. M

.
gravatar
Migueis Says....

em tempo também, "minha lingua não é felina" Não sou gato ou qualquer felino que se assemelhe. Por favor, revise seu texto, pois ofensas pessoais, conforme o sr. mesmo diz, devem ser ditas "cara a cara". Provavelmente o sr quiz dizer MAS em lugar de "mais" e FERINA em lugar de "felina". Há também uma norma em gramática que diz que substantivos próprios se escrevem com iniciais maiusculas.
e nem sou professor de Português. M

4 de Novembro de 2008 05:53

.
gravatar
Anônimo Says....

bem , vai ser a ultima vez que vou responder, porque vejo que o SR quer aparecer, senhor miguéis realmente não sou catedr´tico na lingua portuguesa me desculpe os erros , mais voltando aos itens citados, o sr Mike foi quem me narrou os fatos e eu acredito nele, item 2 adoro o IBC, celio, alexandre, josimar frequentam a minha casa por exemplo, item 3 patrão?, se vc não sabe eu jogo por franca(sp) e tenho o elcio como amigo( palavra que o senhor parece desconhecer, pois o mike ficou com o senhor no hospital quando vc quase morreu), em tempo não tem isso de patrão não abaixo a cabeça pra ninguem e o senhor sabe bem disso, a ética só vale para os outros pois o senhor montou uma equipe e o clemente foi sozinho para um interclubes entre outras vezes que o senhor deixou a equipe na mão, vimos a sua ética quando humilhou uma aluna no escolar que o senhor mesmo organizou,item 4 aprendi ética muito antes de jogar xadrez, mais se verifica que realmente a inveja mata-item 5- cumprir muito mais do que devia?, vc deve ser claro em relação a isso pois parece que me fez algum favor, eu joguei 3 anos no clube e dignifiquei o tempo que ai fiquei fomos campeões na classe A, GANHEI O ESTADUAL DE MESTRES,entre outras contribuições como aulas de graça e etc..., mais parece que o senhor tem raiva de mim desde que solicitou empate contra o givanildo com peão a menos posição claramente perdida e com mais de 2 minutos no relogio( é assim a regra seu AN?) E DECRETEI NATUIRALMENTE que o senhor seguisse a partida que acabou perdendo e saindo da sala sem educação nenhuma, essa é a ultima vez que posto para discutir com o senhor, pois com certeza escreves muito melhor do que eu, mais discutir ética comigo acho um pouco complicado alias o senhor é diretor do ibc, aflux?, item 6-sobre falar cara a cara - na hora que o senhor quiser conheces meu temperamento e não fujo de nada, em tempo o élcio longe de ser meu patrão me da carta branca pra resolver tudo, desde a preparação do igor até as postagens desse blog se houve novos erros de gramatica me fale por favor o objetivo desse blog é divulgar as noticias, os jogadores do club , alias vc pode ser o proximo entrevistado seria uma forma mais interessante de vc aparecer sem ser desagradavel, mendes nunca te fez nada eu mesmo trouxe o clemente de petropolis entre outros, então lute pelo xadrez feminino que acho de grande valia e se fizer criticas( sim , miguéis numa democracia se aceita criticas)os faça de maneira construtiva e educada

.
gravatar
Migueis Says....

melhor do que eu, para responder às suas ameaças, estão os diversos enxadristas, dirigentes, que conhecem o sr. melhor do que eu. Quero lembrar-lhe, já que estamos numa democracia, que o ESTADO DE DIREITO estabelece leis que devem ser cumpridas por todos, mesmo que diverjamos das mesmas, e que ameaças, ofensas e tais, podem ser conasideradas pelos orgãos publico de JUSTIÇA, competentes, lembre-se disso, antes de ficar proferindo ameaças. Eu mesmo já havia decidido não me dirigir mais ao sr. Mas {MAS] como fui ameaçado, creio ser de direito responder.
M.

.
gravatar
Marcelo Says....

Wagner e Migueis
Puxa,ao contrário de outros blogs "ferinos", este tem sido um melhores que já vi. A série do Rafic e já lhe disse, descontraida, hilariante....Baixarias,infelizmente, vimos ate no blog do Krikor, tb sensacional... Então,vamos deixar pra lavar a roupa suja depois...O assunto inclusive que comecou com "equipes bionicas",depois descambou pra "participação feminina no Estadual", acabou descambando para um lado pessoal.E ai é que erramos...

.
gravatar
Anônimo Says....

SE O SR MIGUÉIS FALAR QUAL FOI A AMEAÇA EU ME CALO, ELE MAIS UMA VEZ MUDA A TONICA DO ASSUNTO SE NÃO CONSEGUE DEBATER FIQUE QUIETO

.
gravatar
Anônimo Says....

não sei os motivos dessa discussão, pois sou de são paulo, mais vejo com extranheza os fatos colocados pelo SR miguéis , o MF wagner peixoto é meu amigo particular e durante os regionais estabelecemos que eu iria defender a cidade de mendes, foi uma experiencia gratificante encontrar amigos como o diego di berardino, limp e outros amigos, mais acho a discussão colocada totalmente infrutifera. atenciosamente tati

.
gravatar
Migueis Says....

é, conforme ele disse, "é melhor eu me calar". Poderia dizer coisas que não iriam agradar. Depois, ha a questão da ameaça. Existem as ameaças veladas [quer dizer, ocultas]. Apenas pessoas mais equilibradas são capazes de entende-las. Cabe a mim, calar-me, o que estou fazendo no momento. Gosto de discutir idéias, com quem as tem.
M.

.
gravatar
Migueis Says....

por ultimo > nunca estive hospitalizado e quando tive um problema de saude, quem esteve ao meu lado foi o Renato Ramos, que não tem uma impressão do sr Wagner. Tenho muitos amigos, bem mais do que o sr. com certeza, até por uma questão de idade. Sou bem mais idoso que o sr. Mas, deixem o sr. com as suas verdades, acredite nelas. E não me ameaçe, conforme já fez com outras pessoas > estarei morrendo de medo. Leia NIETSCHE, o vendedor das idéias nazistas. FIM.

.
gravatar
Israel Says....

Miguéis,

Me desculpe pela correção.
Mas Nietzsche pouco tinha em comum com a ideologia Nazista, nem era hegeliano, tampouco de direita.
Se quiser falar sobre filósofos do nazismo, acho mais adequado falar de Heidegger(mesmo assim com algumas ressalvas) o qual foi filiado ao Partido Nacional Socialista Alemão e que só mantinha em comum com Nietzche o direcionamento niilista.

.
gravatar
Anônimo Says....

o brilho dos outros incomoda, na verdade falar nas entrelinhas é muito facil, falar que eu ameacei, fazer-se a de vitima depois de humilhar publicamente uma menina(tenho testemunhas) com não mais de 14 anos realmente é ridiculo, não vou mais debater em respeito aos leitores, mais já que a questão é a inveja do senhor migueis ao elcio , usar o nome do sr renato pinheiro e realmente o senhor é bem mais velho do que eu , até me lembro que houve uma reunião para afasta-lo da direção do ibc assumindo o sr Mike ramos( dai o motivo da revolta), como já disse se eu ameacei alguem que diga claramente ou diga cara a cara como o senhor mesmo disse, sou respeitado no brasil todo como pessoa e jogador, diferentemente de vc que nem os propios atletas de clube gostam mais isso é um debate pra outro post, deixarei vc reclamar sosinho pois vejo que o sucesso alheio atrapalha

.
gravatar
Israel Says....

Companheiros,

Se há uma coisa que me faz jogar xadrez até hoje por Mendes é a admiração que tenho pelo trabalho desenvolvido lá.

Fui exemplo para alguns iniciantes que hoje me venceriam com facilidade. Tive o privilégio de ver meninos, de uma cidade que eu nunca ouvira falar, deslumbrados com os prédios da avenida paulista e enfrentando de igual para igual oponentes de todos os lugares, todo tipo de formação e bagagem.

O motivo desta admiração e também muito da minha formação ética vem dos valores morais que o xadrez trás. Um esporte que tem em suas regras valores morais intensamente positivos, semelhantes ao dos antigos nobres europeus (algo sobre a história e origem de nosso esporte que deve ser de conhecimento de todos aqui), tantas metáforas inteligentes e de prática tão compensadora tem que despertar algo de bom em um enxadrista.

Os senhores que aqui discutem foram e são exemplos da mesma forma que disse anteriormente, só que para mim na minha época de iniciante. Um como treinador competente e outro como árbitro íntegro, tenho a certeza que o xadrez de nosso estado e de nosso país deve muito a ambos.

Não exijo a perfeição de ninguém, porém lamento ver o lado mau de cada um (que, certamente todos temos) exposto de uma forma tão chula. Não esqueçamos o que Mendes representa para mim e talvez represente, ou passe a representar, para muitos outros: as crianças de Mendes.

Ao meu ver, títulos, honras e méritos são memoráveis, mas muito pouco significariam se não trouxessem por trás de si uma causa maior. Então peço senhores, por favor, não se esqueçam do principal.

.
gravatar
Migueis Says....

Israel, dirijo-me a vc. Sou um leitor sim de livros e obras filosóficas. Quando citei Nietsche o fiz por saber da tendencia nasista do mesmo, especialmente em dissimular suas [dele] intenções. Me pareceu nesse momento apropriada a inclusão do texto. Quero lhe agradecer a citação. Tenho também, não só por você, que conheci menino ainda e posteriormente, uma foto sua dormitando sobre uma mesa enquanto aguardava a próxima partida, num torneio no Colégio ABEU, em 1996. Dei a foto à sra. sua mãe. Lembro também da sua irmã, Rebecca, que lamentavelmente abandou as lides enxadristicas. O Wagner foi muito importante para o meu clube, sem duvida, e por isso, o indiquei para o Mérito Esportivo Iguaçuano, salvo engano em 2004. Ele está pouco informado do que ocorreu em relação ao sr. Mike Nelson. Ouviu apenas uma parte da história e, lamantavelmente, acreditou como verdade infalivel. Por outro lado, nunca, nunca, tratei mal qualquer aluno meu. Eles são exemplos e testemunhas disso, não só como instrutor de xadrez mas, também, como professor de sala de aula. Sou professor de Ensino Médio e tal profissão muito me orgulha. Quando se iniciou tal debate, perguntei apenas se os enxadristas da equipe citada sonhecima Mendes. Eu conheço, dei aula pelo Projeto da Universo [aquela Universidade de São Gonçalo] de Estatistica, em 1996, no Colégio Marechal Rondon e fiquei, durante aquele periodo [duas semanas] no Hotel Madrid, próximo dali. No bairro Independencia havia um aluno do curso e que jogava xadrez, de nome José Porfirio, um aluno de aproximadamente, na época. 36 anos de idade. Não tive mais noticias dele.

.
gravatar
Paulo Rodrigues Says....

Não precisa ter ensino fundamental completo Sr. Migueis, para perceber que sua pergunta sobre os integrantes da equipe conhecerem Mendes foi em tom de deboche e com o intuito de dizer que as pessoas que jogam por Mendes sequer conhecem a cidade. Agora depois de toda repercussão que sua pergunta gerou, o Sr. vem com uma história de que gostaria de saber sobre um aluno que não vê faz algum tempo. Tenha um pouco de hombridade e assuma seus atos.

.
gravatar
Migueis Says....

não conheço o senhor, sr Paulo. Estava digitando para o Israel. Por favor dirija seus insultos para quem o sr. conheça. FIM.

.
gravatar
Anônimo Says....

eu acredito que as meninas do rio de janeiro não tem nivel pra jogar o estadual absoluto, por exemplo a vanesa que para mim é a melhor jogadora do estado fatalmente seria a ultima colocada, obs(não sou machista)atenciosamente norival

.
gravatar
Anônimo Says....

o paulo rodrigues que o migueis não conhece não jogou por nova igaçu?

.
gravatar
Migueis Says....

esteve na casa do Alexandre Campos, estes ultimos dias. Em Miguel Couto, bairro de Nova Iguaçu.

.
gravatar
Paulo Rodrigues Says....

Joguei um interclubes pelo IBC tenho bom relacionamento com alguns jogadores e ex-jogadores do clube.

.
gravatar
Migueis Says....

O Campos é jogador desde 1985 do IBC, NOva Iguaçu. Mora em Miguel Couto e quando solteiro na Vila da Prata, Belfor Roxo. Pai do Cassiano Campos, que se iniciou no IBC, depois migrou para Mendes e agora está de volta ao IBC.
Realmente, o sr. Paulo participou de um Interclubes, trazido pelo sr. Wagner.
Estou ansioso para estar com o Wagner e dirimir as duvidas sobre o que se afirmou sobre o MIKE e sobre a tal aluna de 14 anos. Só tenho alunos adolescentes, acima de 15 anos. Estou surpreso. Por favor, Wagner, tire essa minha duvida. Se confirmada a atitude da qual você me acusa, em relação a tal menina, estou disposto a pagar uma rodada de chopp.

.
gravatar
Anônimo Says....

claro migueis , em espirito de paz, depois de receber telefonemas de amigos , de ex alunos e etc... vou procurar ser mais claro, a questão interpretativa as vezes tem mais força até do que a verdade absoluta, quando eu falei que não tinha medo de nada e resolvia conversar " cara a cara" em nenhum momento pensei em agressão fisica , não houve motivo e alem disso não sou covarde em ir pra cima de alguem que poderia ser meu pai, em relação ao mike vai ser o dito pelo não dito e até talvez eu tenha errado em tocar nesse assunto pois na verdade não tenho nada a ver com isso, em relação ao elcio ser meu patrão , acho que o senhor foi infeliz porque realmente sempre fui de defender meus amigos, em relação ao IBC tenho um carinho enorme o qual vou frizar na minha entrevista, sobre a menina eu coloquei que segundo me narraram ( fonte segura e do sexo feminino)que vc realmente humilhou a garota no estadual escolar de 2007 pode ser até que ela tivesse 15 anos, mais as mulheres sempre dimensionam tudo e pode até ser que um simples( desculpa o termo chulo)esporro tenha feito ela pensar dessa forma, para terminar o paulo rodrigues meu aluno enxergou da mesma forma do que eu a sua pergunta inicial, agradeço ao israel por ter me ligado preocupado com a situação decorrente, agora em definitivo pra o senhor migueis sem demagogia nenhuma sei que é um icone em nova iguaçu respeitado pelo que faz do xadrez há mais de 40 anos , porem essa sua proeza e qualifição não o faz imune a qualquer critica e agradeço por me indicar ao merito em 2004 embora surpreso de vc me elogiar dizendo de minha importancia depois de falar que cumpriram muito mais que deviam, alias migueis não gosto de chopp, mais estarei no estadual escolar e se o senhor estiver disposto a uma conversa civilizada podemos sim beber uma cerveja, realmente tem muita gente que não gosta de mim e do senhor, isso tambem aconteceu com o maior de todos( jesus cristo)mais tem muita gente que gosta da minha sinceridade e do seu jeito tambem então não tenho nada contra vc e desejo exito pra vc no clube e no seu evento

.
gravatar
Migueis Says....

Wagner, obrigado por tudo e por favor, apresente aos enxadristas representados por vc, as minhas sinceras desculpas. Sempre o admirei, acredite, e, não sou de divulgar o que de bom faço pelo esporte [pode parecer causa própria], mas quando o Lucas se rergistrou pelo IBC fiz questão de divulgar por e-mail, que ali estava o mais jovem enxadrista brasileiro. Por outro lado, vou fazer o que fiz quando conheci o DIEGO > chamei alguns os enxadristas fortes , mas não muito, e disse-lhes _ Joguem agora com o Diego´[ele tinha 11 anos], pois quando ele tiver pelos 15, 16 anos será quase impossivel vence-lo. O mesmo afirmo em relação ao Lucas > joguem com ele agora, pois em pouco tempo será muito dificil vence-lo. Ganhar dele agora já é dificil. Peça também, por favor, ao sr. Paulo que minimize as ofensas > dizer que não tenho hombridade é muito ofensivo, sem duvida. Amanhã estarei no Col Gonçalves Dias, num evento promovido por eles, escolar sub 15. Mas estarei também no Estadual Escolar, no final do mês, na mesma escola. Agradeça, mias uma vez ao Israel, muito mais do que um bom enxadrista, um rapaz de muita diginidade, devemos nos espelhar no exemplo dele.
Migueis.

.
gravatar
Anônimo Says....

migueis, agradeço tudo o que vc falou de meu filho e sei que é verdadeiro, sobre a admiração como te disse anteriormente temos o mesmo defeito(qualidade) que ér falar na cara sem rodeios , tenho essa caracteristica marcante na minha personalidade e fico feliz que de alguma forma pudesse ajudar o IBC, joguei por AARG, CMUN, AXAMA, ALEX, CXGR, IBC, CNAV E MENDES aqui no rio falarei de todas as equipes num adendo continuando a série do interclubes do mais sinto lisongeado com seus comentários sobre o israel praticamente um filho pra mim e sei que algumas palavras minhas no teor da emoção foram muito agressivas e te peço desculpas assim como os leitores do blog e de mim não haverá nenhuma magoa e estarei no escolar com meu filho e outras crianças, vc pode ter certeza que ganhar o interclubes classe A pelo IBCsignifica muito pra mim até hj

.
gravatar
Paulo Rodrigues Says....

Sr. Migueis, apenas peço-lhe desculpas pela forte palavra que usei, apenas fiz isso com o intuito de dizer que o senhor estava se esquivando do assunto inicialmente tocado.

.
gravatar
Migueis Says....

é, Wagner, realmente temos esse defeito [ou qualidade] de transparencia, verdade. somos contra a hipocrisia e isso muitas vezes nos deixa sem defesas. Também, sei que exagero em algumas situações. É também, um estilo que trago desde os tmpos da ditadura, quando era mais um estudante lutando contra o arbitrio. Mas, acredito, que será bom se tivermos pessoas parecidas conosco, para que essa eterna luta contra a iniquidade continue. Que tenhamos pessoas equilibradas, como o Israel, mas quetenhamos também gente emocional como o Paulo. São essa duas vertentes necessárias i dignas, que mantem um pouco de clareza nas profundas águas da vida, em que gente diferente de nós, teima em poluir, com interesses mesquinhos e vãos. Um abraço, mais uma vez, desculpem esse veterano insatisfeito, mas que admira gente como vocês. Migueis.

.
gravatar
Israel Says....

Migueis,

Não agradecerei efusivamente o elogio que me foi feito por não ser do meu feitio, mas fico feliz pelas boas palavras.

Quanto à questão do Nietzsche... tenho minhas opiniões e vc tem as suas. Acredito que vc conheça mais sobre ele do que eu, mas há de se concordar que outros debates intelectuais dos quais o Nazismo foi fortemente tributário são anteriores à própria atividade intelectual do F.W.N.. A Questão Judaica e todos os outros ciclos de debates sobre os fundamentos e as diretrizes do desenvolvimento da Alemanha desde Bismarck (envolvendo economistas, sociologos, filosofos, juristas, cientistas políticos e até os prórpios filólogos). [se quiser debater sobre isso, nos reuniremos quando quiser]

.
gravatar
Migueis Says....

Israel, bom saber que vc pe um estudioso do assunto. Por ter desecendencia alemã, muitas vezes fui taxado de "nazista". Sem duvida, os ideais nazistas transcendem às idéias do Reich. São até anteriores a Cristo, no tocante ao judaismo. Converso muito com o Salamon, nosso mestre em arbitragem, pois ele viveu a época do nazismo. Este inclusive na 2ª Guerra. Mas, deve-se manter a discussão, até para que jovens menos avisados vehma a se tornar "neo-nazistas" pelo pretenso charme que traz tal vertente. Especialmente vc, jovem e esclarecido, tem o compromisso de auxiliar outros jovens nessa questão. Sou um teuto-luso-brasileiro e não quero que o nazista retorne, com toda a sua facção de ódio e discriminação. Li Nietsche e sempre achei que ele era um mentor do nazismo, que Hitler se baseava em seus ditos para fazer florescer tal ideologia. A partir de vc, terei que voltar a ler suas obras e descobrir onde foi que eu errei. Um abraço, Migueis.

Visitas

Clima/Tempo de Mendes.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival: Dia 05/03: Chegada dos Atletas, depois bloco do MóVidão

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez

Jogos Escolares Cenecistas (JECs) de Xadrez
Classificando os seus representantes do Polo 2, na Estadual. O evento foi realizado no CNEC de Paracambi, com coordenação e arbitragem pelo Professor AF Elcio Mourão

I Magistral Octavio Trompowsky

I Magistral Octavio Trompowsky
Valendo rating CBX e FIDE, nos dias 23 a 25 de abril. Premiação de R$ 1.000,00 !!! Com 40 participantes, o vencedor foi o MI Diego Berardino.

Festival Folia MóVidão & CXM

Festival Folia MóVidão & CXM
Programação do Festival:- Dia 13/02: Chegada dos Atletas, Dia 14/02 Torneio de Xadrez e saída para o bloco do MóVidão

Arquivo do Blog